segunda-feira, 17 de março de 2014

LEMBRANÇAS


Por alguns instantes fui feliz.
Sonhei os sonhos mais lindos e maravilhosos que alguém possa imaginar.
Mas de repente dei de cara com a sua ingratidão.
Acordei com as suas mentiras queimando como brasa no meu coração.
Nunca pensei, gostar de alguém, como gosto de você.
Um gostar que me machucou por dentro, deixando marcas profundas
nos meus sentimentos.
Agora que tudo passou, foi que vi a minha tola ilusão.
Resolvi deixar-lhe em paz.
Vou tentar ser feliz em outros braços, esquecendo seus carinhos e abraços.
Só restará em minhas lembranças o seu retrato, os seus bilhetes e dos seus lábios a palavra 
Adeus!

Por Marlize Rodrigues.
Share:

quarta-feira, 12 de março de 2014

Robinson Crusoe - 1719

Robinson Crusoe - 1719
Escritor:  Daniel Defoe
Sinopse: Robinson Crusoe é um romance escrito por Daniel Defoe e publicado originalmente em 1719 Reino Unido. Epistolar, confessional e didático em seu tom, a obra é a autobiografia fictícia do personagem-título, um náufrago que passou 28 anos em uma remota ilha tropical próxima a Trinidad, encontrando canibais, cativos e revoltosos antes de ser resgatado.
O título original da obra é The Life and Strange Surprizing Adventures of Robinson Crusoe, of York, Mariner: Who lived Eight and Twenty Years, all alone in an un‐inhabited Island on the Coast of America, near the Mouth of the Great River of Oroonoque; Having been cast on Shore by Shipwreck, wherein all the Men perished but himself. With An Account how he was at last as strangely deliver’d by Pyrates, tendo sido lançada em Lisboa à época em edição traduzida para o português e cujo título era Aventuras de Robinson Crusoé.1 No mesmo ano, foi lançada a segunda e menos conhecida parte do romance, intitulada The Farther Adventures of Robinson Crusoe, Being the Second and Last Part OF His Life, And of the Strange Surprising Accounts of his Travels Round three Parts of the Globe e cujo título então em português foi Vida e Aventuras admiráveis de Robinson Crusoé, que contém a sua tornada à sua ilha, as suas novas viagens, e as suas reflexões.
Supõe-se que o enredo básico tenha sido influenciado pela história de Alexander Selkirk, um náufrago escocês que viveu durante quatro anos em uma ilha do Pacífico chamada "Más a Tierra" (renomeada em 1966 para Ilha Robinson Crusoe).3 Os aspectos da ilha onde Crusoe viveu provavelmente foram baseados na ilha caribenha de Tobago.4 É também provável que Defoe tenha sido influenciado pela tradução em latim ou inglês de O Filósofo Autodidata, de Ibn Tufail, romance do século XII na época recém-lançado pela primeira vez na Europa e que também gira em torno de um personagem isolado em uma ilha deserta.
No final do século XIX, nenhum livro na história da literatura ocidental tinha mais reimpressões, spin-offs e traduções (até mesmo para idiomas como inuíte, copta e maltês) do que Robinson Crusoe, com quase 700 versões incluindo edições infantis sem texto, apenas com imagens.
Share:

terça-feira, 11 de março de 2014

O Poderoso Chefão (The Godfather)

O Poderoso Chefão (The Godfather) - 1972
Sinopse: The Godfather (O Poderoso Chefão (título no Brasil) ou O Padrinho (título em Portugal)) é um filme norte-americano de 1972, dirigido por Francis Ford Coppola, baseado no livro homônimo escrito por Mario Puzo. O filme é estrelado por Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Robert Duvall, Diane Keaton, Richard S. Castellano, John Cazale, Talia Shire e Abe Vigoda. O filme conta a história da família mafiosa Corleone, de 1945 até 1955. Teve duas sequências: The Godfather: Part II, em 1974; e The Godfather: Part III em 1990.
The Godfather foi indicado a dez Óscars e venceu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado (Coppola e Puzo) e Melhor Ator (Brando). Também é considerado "culturalmente, historicamente ou esteticamente significante" e selecionado pela Biblioteca do Congresso para ser preservado no National Film Registry. O American Film Institute apontou o como o melhor filme de gângster de todos os tempos e o segundo melhor filme da história na Lista dos melhores filmes estadunidenses.
The Godfather é um dos mais aclamados e mais importantes filmes da história do cinema.
Direção: Francis Ford Coppola
Share:

segunda-feira, 10 de março de 2014

Quilombo

Quilombo - 1986
Sinopse: Num engenho de Pernambuco, por volta de 1650, um grupo de escravos se rebela e ruma ao Quilombo dos Palmares, onde existe uma nação de ex-escravos fugidos que resiste ao cerco colonial, entre eles Ganga Zumba, um príncipe africano. Tempos, seu herdeiro e afilhado, Zumbi, contesta as ideias conciliatórias de Ganga Zumba e enfrenta o maior exército jamais visto na história colonial brasileira.
Direção: Cacá Diegues
Share: