Lêdo Ivo Jr. é um músico autodidata. Contrabaixista, Arranjador e Compositor.
Nascido em 15 de outubro de 1983 no Município de Goiana, interior do Estado de Pernambuco - Brasil.
Começou a estudar contrabaixo aos 13 anos de idade, tendo como grande incentivador seu grande amigo George Souza, ex-baixista da “Banda Montagem”, da Capital Natal – Estado Rio Grande do Norte.
Iniciou sua carreira tocando com vários artistas locais. Em 1999 começou a tocar na noite, conquistando assim, grande amadurecimento musical.
Já realizou gravações e shows com vários artistas consagrados de diferentes gêneros musicais, tais como: - os saxofonistas Marcelo Martins e Heleno Feitosa (Costinha), o acordeonista Toninho Ferragutti, o cantor Paulo dos Anjos, Jor Santana, Mary de Paula, Os Paralelos, Isabela Morais, Jana Figarella, Mira Maia, Anne Raelly, Vanessa Braz, Paulo Neto (Programa Ídolos – SBT), Millane Horas ( Programa Ídolos – SBT), Giovana Félix ( Programa Ídolos – SBT).
Sendo Música Popular Brasileira - Com Sivaldo Almeida, Dinho Andrade, Joseane Valler.
Sendo Música Gospel - Com Walkyria Mendes, o Poeta Marcelo Soares e Zé França.
No ritmo do forró com Showcalho.
Baião com a Banda Maria Fulô.
KaueBentzen, no Rock Experimental.
Sollwê no Pagode Romântico.
Paulo Neto e Banda Turbulência no Axé.
Grupo Jazznambuco, Trio Bebop, Saxcolet e Frevo Sanfonado como Orquestra Instrumental.
Padre Joãozinho, scj., Banda Vox Dei e Eraldo Jacinto com música Católica.
Já na área musical sertaneja, trabalhou com Osnir Alves (Programa Ídolos – SBT). Gravou com a dupla Thony e Rhony, trabalho este que teve a direção e produção musical do grande tecladista Tovinho.
Foi convidado como participação especial para gravação do DVD da Orquestra Sanhauá do Estado da Paraíba - Brasil, esta orquestra é formada por grandes Músicos como Auciran Roque, Marcelo Vilôr e alguns Professores da Universidade Federal da Paraíba, como Arimatéia Veríssimo, conhecido por Teinha do Sax.
O Compositor Lêdo Ivo Jr. me diz que já participou de vários fenômenos da música nordestina, no qual tocou sua própria composição chamada “Meu Feroz Cavalo Marinho” ao se apresentar junto com a Orquestra Sanhauá. Tocando o ritmo chamado de “cavalo marinho”, presente nos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. Cavalo Marinho é um ritmo vibrante, que traz uma dança alegre e encenação expressiva da cultura popular; O Bumba Meu Boi que brilha nos outros Estados do Brasil deixa como herança os caminhos abertos e tradições ao Cavalo Marinho!
Em comemoração ao Dia do Músico, participou do grande festival de música instrumental de sua cidade com o Grupo Jazznambuco.
Participou também do 1º Festival de baixistas, “Cover Baixo”, na Capital Recife - Estado de Pernambuco, evento este que também teve a participação dos grandes Músicos pernambucanos como: Israel Silva, Davidson Félix, Júnior Xanfer, Fabinho Costa e Ricardinho Paraíso entre outros.
Participou do “Intervalos Instrumentais” do SESC - Estado da Paraíba, com o saxofonista e Professor Costinha da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
Participou do festival “A música reside no Kaos” em Goiana - Estado de Pernambuco, no qual ministrou workshop sobre alguns ritmos e conduções no contrabaixo e participou de show com o Grupo Bebop.
No período de 12 a 14 de novembro de 2014, ministrou um workshop coletivo na Escola de Música da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte (EMUFRN), juntamente com os Professores da UFPB, tais como: Heleno Feitosa (Costinha), Gledson Meira, Léo Meira e Helinho Medeiros. Este evento em homenagem ao grande e saudoso músico Manoca Barreto, pois neste mesmo período participou do show de lançamento do CD “Duas Palhetas” do saxofonista Costinha.
Dividiu palco com grandes intérpretes do cenário brasileiro e Músicos tais como: Nena Queiroga,
Participou do “III Cover Baixo” – Edição Caruaru, na qual participaram grandes nomes expressivos do contrabaixo nacional como Celso Pixinga, Nenê Silva, Chico Gomes, Leco Bass, Bráulio Araújo entre outros.
Como registros, constam matérias publicadas na renomada revista nacional “Cover Baixo”, nas edições 64 e 69; e em jornais como “Jornal A Cidade”.
Aos 32 anos de idade, o Compositor Lêdo Ivo Jr. me conta que está cursando Licenciatura em Música (Contrabaixo Elétrico) na Universidade Federal da Paraíba - Brasil e está em processo de composição de material para gravação do seu primeiro CD de música instrumental. Usa contrabaixo de seis cordas “Jotilde” e acessórios "Dennis Z Luthier". Tendo apoio dos estúdios: “Batuka Studio”, “RA Estúdio” e “Van Studio”.
Brilhante participação!
Rita Franco.
Outubro de 2015.