quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

FOLIA DE REIS

 Festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal que no dia 25 de dezembro lembra o nascimento de Jesus Cristo.
 Esta manifestação folclórica se mantem viva em muitas regiões do Brasil no dia 6 de janeiro.
 A Alvorada é o primeiro ato da Folia que caminha pela vizinhança do bairro lembrando os três Reis Magos; Melchior, Baltazar e Gaspar que vieram do Oriente seguindo uma brilhante estrela até chegarem ao local onde Jesus tinha nascido, trazendo presentes; ouro, mirra e incenso como diz a Bíblia.
 A Folia de Reis veio para o Brasil no século XVI, cerca de 1534.
 A celebração acontece dentro das residências onde os "foliões" dançam, tocam e cantam visitando e adorando os presépios, fazendo preces cantadas e ganhando fundos (dinheiro), para a Folia do ano seguinte.
 O grupo canta algumas músicas em ritmo Afro. Existem vários grupos com seus próprios nomes.
 Usam roupas típicas da festa; instrumentos musicais como viola caipira, tambor, flauta, reco-reco, rabeca (violino rústico) arcodeão, gaita... cantores, dançarinos, palhaços e outras figuras que seguem a liderança do "Mestre da Folia".
 A Bandeira ou Estandarte chamada de "Doutrina" é feita de tecido brilhante com a estampa dos Reis Magos, seguida por grande reverência.
 As Bandeiras são enfeitadas com fitas coloridas e flores artificiais costuradas ou presas com alfinetes; nunca amarradas para não atrapalhar a caminhada, segundo a crença.
 O Bastião, que tem a função de folião, cita textos bíblicos e recita poesias. Usa máscara e leva uma espada ou facão de madeira na mão para defender a Bandeira. Se houver um encontro entre os grupos, os "Bastiões", cruzam as espadas.
 Tendo como integrantes da Folia; os trê Reis Magos, Palhaços, sendo dois ou três, que fazem acrobacias usando bastão, máscara de couro e apito que marca a chegada da Bandeira.
 Tem a função de protejer o Menino Jesus confundindo os soldados de Herodes.
 Os espectadores atiram moedas ao chão em frente a Eles para prestar homenagem.
 O Mestre, embaixador, capitão ou líder é o principal personagem; improvisa os versos cantados nas residências vizitadas. Tem a responsabilidade de manter a tradição. Através de canção pede licença ao dono da casa fazendo a "saudação" ao entrar e a "despedida" ao sair.
 No Coro geralmente seis pessoas que tocam e cantam ao mesmo tempo.
 Bandeireiro ou Alferes da Bandeira, A carrega respeitosamente representando o grupo, que é apresentada ao chefe da residência onde passam...
 O Festeiro é guardião durante o ano da Bandeira. Pode ser na casa do Mestre onde sai "tirada" da Bandeira, ou retorna ao final do "giro". Pode ser guardada também na casa de alguém que por motivo de promessa mantem as despesas da Folia.
 O Apontador de Prendas, anota no cadeerno, as ofertas recebidas que foram arrecadadas em doações nas residências.

 - "Folia de Reis" - Eu, Rita Franco, considero o dia mais bonito do ano por representar que O Menino Jesus nasceu sendo adorado pelos Três Reis Magos e que verdadeiramente é o Cristo".
Share:

0 comentários:

Postar um comentário